Recent Posts

24.8.11

Submarino


A primeira e óbvia referência que nos vem à cabeça, ainda 'Submarine' vai no início, é Wes Anderson, principalmente pelo estilo das personagens, que poderemos sintetizar como 'cromos com pinta'. Podemos inclusive ser mais picuinhas: o pai de Oliver, o jovem protagonista, é um biólogo marinho ('Zissou'...) e é possível descortinar algo de Max Fischer ('Rushmore') no próprio Oliver.

Mas, de resto, diga-se que o filme é mais convencional do que um filme de Anderson, desde logo no argumento, que mantém sempre o nosso interesse, mas não foge muito às habituais histórias 'Coming of age' - o primeiro amor, a descoberta do sexo, as crises familiares: em suma, é bastante mais terra-a-terra do que algo saído da cabeça de Mr.Anderson (e definitivamente quem a fez deitou a receita fora).

Quanto à realização também tem algo de andersoniano, mas peca por, de tanto querer procurar o melhor plano, o enquadramento mais bonito, o tom mais elegante, por vezes não evitar cair nalguma estética 'videoclip', de dar demasiadamente nas vistas.

Mas talvez sejam pecadilhos de primeira obra, até porque Richard Ayoade consegue, quando quer, emocionar-nos, e o filme tem meia dúzia de planos que ficam, nomeadamente o final, que cita enviesada mas explicitamente 'Os 400 golpes'. E como não gostar de um filme que começa a homenagear Wes Anderson e acaba a lembrar-se (e a lembrar-nos) assim deTruffaut?

Submarine, Reino Unido, E.U.A., 2010. Realização: Richard Ayoade. Com: Noah Taylor, Paddy Considine, Craig Roberts, Yasmin Paige, Sally Hawkins. [A estreia de Submarino por cá já esteve agendada para dia 1 de Setembro; entretanto passou para dia 29. A ver vamos...]

0 comments: