Numa célebre cena de 'Manhattan', a personagem interpretada por Woody Allen, quando pensa no suicídio, elenca uma série de razões pelas quais vale a pena andar aqui. Uma delas é 'Grouxo Marx'.
Eu, se fizesse uma lista semelhante, poria no topo 'Billy Wilder'. Aqui vai o meu top ten dos seus filmes.
1. O Apartamento (The Apartment, 1960)
Talvez a mais amarga das genialmente cáusticas comédias de Billy Wilder. Realçar o fabuloso par Jack Lemmon/Shirley MacLaine.
2. Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard, 1950)
O filme definitivo sobre Hollywood. Provavelmente o filme mais icónico e famoso do mestre, e certamente um dos filmes maiores da história do cinema. Mas eu tinha que pôr uma comédia em primeiro lugar!
3. Beija-me, Idiota (Kiss me Stupid, 1964)
Talvez a mais cáustica das genialmente cáusticas comédias de Billy Wilder. "Este obsceníssimo filme
de Billy Wilder" foi como Jorge Silva Melo se lhe referiu em artigo no Público.
de Billy Wilder" foi como Jorge Silva Melo se lhe referiu em artigo no Público.
4. Pagos a dobrar (Double Indemnity, 1944)
A única incursão de Wilder pelo film noir (adaptação de James M.Cain por Wilder e Raymond Chandler), é para muito boa gente o melhor exemplar do género. Enough said.
5. Quanto mais quente melhor (Some Like it Hot, 1959)
Provavelmente o filme de maior exito de Marylin Monroe, cortesia de Mr.Wilder. Está permanentemente no topo da minha lista de 'feel good movies'.
6. O inferno na terra (Stalag 17, 1953)
O judeu germânico Wilder filma um campo de prisioneiros nazi (cujo comandante é interpretado por Otto Preminger) e dá-nos um retrato mais do que corrosivo e cruel da humanidade. A começar pelos prisioneiros americanos...
7. Cinco covas para o Egipto (Five Graves to Cairo, 1943).
Ao terceiro filme (segundo americano) Wilder mostra que até a fazer filmes de propaganda é grande. Erich Von Stroheim, sete anos antes do seu famoso papel em Sunset Boulevard, interpreta, nem mais nem menos que o Marchal Rommel . Um personal favourite.
8. Irma La Douce (1963)
De novo o par Shirley MacLaine /Jack Lemmon. 'Reparem na imensa lógica que faz começar este filme na rua das putas e acabar numa igreja', advertiu-nos João Bénard da Costa.
9. Os amigos da onça (Buddy Buddy, 1981)
9. Os amigos da onça (Buddy Buddy, 1981)
A despedida do mestre, em 1981, com 75 anos, será também a última reunião da grande dupla de buddies, Jack Lemmon e Walter Mathau.
10. Amor à italiana (Avanti!, 1972)
"Happiness is working with Jack Lemmon", disse um dia Wilder. E vê-lo em acção. Again and again.
9 comments:
The Apartment, Some Like It Hot e The Lost Weekend no topo para mim. E são óptimas razões para se viver :)
"Thank heaven for Mr.Billy Wilder", como disseram no Times à quase 40 anos :)
Falta o Ace in The Hole! :) E só o digo porque é capaz de ser o meu filme preferido dele. O segundo é o Love in the Afternoon, que também não está aqui..
O The Apartment é uma coisa estrondosa, funciona a tantos níveis..
Possa, vocês apanham as minhas falhas todas!
(dá gosto ter leitores assim.)
O 'Ace in the hole' é, provavelmente, vítima da minha má memória: vi-o à imensos anos e lembro-me mal. De resto, exceptuando o 'Mauvaise Graine', penso que os únicos Wilders que não vi foram precisamente o 'Lost weekend' e o 'Love in the afternoon', de que nem me lembrava que existia...
Não passam deste mês!
:)
Bily the greatest!
Há um outro filme-noir que é precisamente o "The Lost Weekend". E acrescentaria a essa lista para além do referido "Ace in the Hole": "The major and the minor", "The front page" e "The fortune cookie".
Qualquer um destes, na minha opinião, é melhor do que o "Buddy Buddy". E o "Avanti" é simplesmente demasiado maravilhoso! para ficar em 10.º Mas isto de listas já sabemos, cada um tem a sua :-)
errata: Billy e film noir.
O meu problema com o 'The major and the minor' é a Ginger Rogers com 30 anos a fazer-se passar por 12... É 'suspension of disbelief' a mais para mim!
Quanto aos outros... só podia pôr 10! :)
PS: Mas gosto bastante de ver outras opiniões. Vou rever o 'Ace in the Hole', que tenho muito esquecido e parece ser um favorido aqui dos leitores.
Post a Comment