Recent Posts

5.6.12

Cosmopolis


Li há uns anos 'Cosmopolis' mas confesso que mal me lembrava do seu conteúdo. E temo que também a sua adaptação por Cronenberg se esfume sem deixar rasto na minha memória: achei o filme imensamente entediante.

Quase nada me atraiu: nem os actores principais (o ensosso Pattinson não me convenceu e a narcoléptica Sarah Gadon menos ainda), nem o argumento (achei-o, no mínimo, pouco subtil), nem o ambiente geral da coisa. Vejamos: eu também achei o argumento de 'Shame' banal e não me pareceu um grande filme, mas ficou-me um grande actor, um rosto,  e aí uma mão cheia de cenas de que não me esqueço. Aqui só me ficou uma cena na cabeça e até já a tinha visto no trailer. E isso é um péssimo sinal.

'Cosmopolis' é um filme elegante, não há aqui ponta de mau gosto, mas claro que isso é pouco. Eu não gosto de todos os filmes de Cronenberg (embora goste muitíssimo de alguns), mas arrisco dizer que este é o mais vulgar de todos.

Cosmopolis, França/Canadá/Portugal/Itália, 2012. Realização: David Cronenberg. Com: Robert Pattinson, Paul Giamatti, Kevin Durand, Sarah Gadon, Samantha Morton, Jay Baruchel, Juliette Binoche, Emily Hampshire, K`Naan, Mathieu Amalric.

6 comments:

Ricardo Gross said...

Estopada monumental, não tivesse sido visto nas salas do Corte Inglés. Piadolas à parte, o filme é um aborrecimento sem fim. Conceptual crap. Mas o Robert Pattinson até se aguenta sóbrio, mergulhado em tão pretensiosa sopa.

Lia Ferreira said...

Pattinson <3

Lia Ferreira said...

Só não saí a meio por causa do Gross... :P

Unknown said...

É um sério candidato a Cronenberg mais desinteressante de sempre...

André Moura e Cunha said...

Por acaso, já que se falou em abandono de salas de cinema, Cronenberg é capaz de ter sido o principal fautor para a minha raríssima prática (sou um quase estóico) de visionamento interruptus com os, para mim, grotescos Naked Lunch e Crash. Burroughs e Ballard, curioso... E atenção, sou um fã, quase incondicional, do cineasta canadiano. Mas aqueles 2 filmes mexeram com o meu ouvido interno...

Unknown said...

Também não sou fã desses dois filmes...

Eu sair a meio é mais com o (teu) Von Trier :)