Embora Nicholas Ray seja frequentemente citado como um dos maiores realizadores da história do cinema, os seus filmes são hoje pouco conhecidos. Tirando 'Rebelde sem causa' (por causa de James Dean) e 'Johnny Guitar' (mais citado que visto), quem é capaz de se lembrar de mais algum filme dele? A recente colecção de clássicos do Público pode ter contribuido um pouco para alterar este estado de coisas, ao lançar dois filmes do realizador, o excelente 'They live by night/Os filhos da noite' (1949) e este 'On dangerous ground' (1952).
Este filme é uma curiosa variação do film noir, uma vez que está de todo em todo ausente um dos elementos chave deste género: a femme fatale. Neste caso, o protagonista (um duro e cínico policia da cidade) não encontra a sua perdição ao apaixonar-se (por uma mulher cega do campo), mas sim a sua salvação. O filme é assim, também (ou principalmente) um melodrama, reforçado pelo evidente overacting dos dois actores principais (Ward Bond e Ilda Lupino) e pelo simbolismo das paisagens: depois da primeira parte passada na cidade, suja e escura, na segunda parte temos presente a alvura do campo, sempre coberto de neve, onde se dá o encontro redentor dos dois protagonistas.
0 comments:
Post a Comment