Terry Gilliam sempre nos deu a conhecer realidades alternativas, bastante condimentadas pela loucura, algures entre o fantástico e a demência, entre o sonhar acordado e a embriaguez. Neste filme sobre uma hipotética aventura dos brilhantes irmãos Grimm consegue um equilíbrio invejável.
Os irmãos Will e Jake são dois charlatões que ganham a vida a desmascarar falsas assombrações e mitos fabricados por eles. Mas um dia eles é que são desmascarados e posteriormente confrontados com uma maldição real residente num bosque. A forma como o argumento se serve dos próprios contos imaginados pelos famosos contadores de histórias (Capuchinho Vermelho, Hansel e Gretel, Branca de Neve, Bela Adormecida, etc.) e os encaixa na acção tortuosa é, no mínimo, engenhosa. Gilliam aventura-se neste imaginário, tal como Tim Burton o fez, mas não se serve da artificialidade dos cenários como estética predominante, apoiando-se antes no negrume da fábula, na sujidade dos diálogos e nos pormenores estapafúrdicos. Aliás, isto não é novidade no ex-Monty Python, mas aqui é destilado e servido como veneno apetecível. E que bem me soube!
[O Puto]
The Brothers Grimm, República Checa/EUA, 2005. Realização: Terry Gilliam. Com: Matt Damon, Heath Ledger, Lena Heady, Peter Stormare, Jonathan Pryce, Monica Bellucci.
The Brothers Grimm, República Checa/EUA, 2005. Realização: Terry Gilliam. Com: Matt Damon, Heath Ledger, Lena Heady, Peter Stormare, Jonathan Pryce, Monica Bellucci.
2 comments:
bonzinho ;)
apesar pelo caminho tortuoso que o filme passou ate chegar ao grande ecrã
Eu sinceramente fiquei encantada com este filme...não é daqueles filmes que me vão continuar a passar pela cabeça daqui a uns anos, mas gostei muito do entrançar de todas as fábulas e visualmente é muito bonito. Tem personagens mesmo "à la" Terry Gilliam:)
Post a Comment