Recent Posts

9.12.05

O exorcismo de Emily Rose


 Já vi filmes de tribunal que são também westerns, trillers, dramas, films noir (ou vice versa) - a lista é quase infinita, mas filme de tribunal que é também filme de terror, penso que este é o primeiro.
Como filme de tribunal é competente q.b.. Destaca-se a impressiva voz de Campbell `Roger Dodger` Scott e um pormenor interessante: apesar de eu ter passado o filme a pensar que os argumentos expostos em tribunal não eram lá muito convincentes (os da parte que verdadeiramente nos interessa) , o facto é que a decisão do júri vem de encontro ao que eu decidiria naquelas circunstâncias, o que prova que, paradoxalmente, afinal o `court drama` foi convincente.
Quanto ao filme de terror (subgénero fenómenos paranormais), penso que é bastante eficaz. A actriz - a desconhecida Jennifer Carpenter - foi muito bem escolhida e tem uma gama de expressões faciais e corporais verdadeiramente impressionante - impossível, mesmo ao veterano mais empedernido, não dar alguns saltos na cadeira!
Uma boa surpresa.
The Exorcism of Emily Rose, EUA, 2005. Realização: Scott Derrickson. Com: Laura Linney, Tom Wilkinson, Campbell Scott, Jennifer Carpenter, Colm Feore, Mary Beth Hurt, Shohreh Aghdashloo.

1 comments:

Zorn John said...

Uma boa surpresa pra mim também. Este tipo de terror, o tema Diabo/Demónios/possessão continua a fazer aquecer o sangue como poucos. Devem ser resquícios de educação cristã, é poderoso o efeito psíquico que provoca. Tremi=Adorei