Recent Posts

23.1.06

Onde está a verdade?



Lanny Morris (Kevin Bacon) e Vince Collins (Colin Firth) eram os entertainers mais famosos dos anos 50, nomeadamente devido às maratonas televisivas que faziam com objectivos de beneficência. Um dia uma empregada de hotel apareceu morta na banheira da suite onde estavam hospedados - a dupla, então no auge da fama, foi ilibada de qualquer responsabilidade, mas separou-se para sempre. Quinze anos depois, a jornalista Karen O`Connor (Alison Lohman), que participara em criança no último programa de Morris e Collins, tenta descobrir a verdade sobre esse dia fatídico.
'Onde está a verdade' é uma espécie de policial com tons de film noir, embuido de um erotismo pouco comum nos filmes de Hollywood, e proporciona um grande papel a Kevin Bacon. O seu único defeito será o facto de, não obstante ter um desenvolvimento narrativo e cinematográfico sem mácula, ser algo indistinto, não possuindo aquela marca 'autoral' característica dos melhores filmes de Egoyan ('Exotica', 'A viagem de Felicia', 'Futuro Radioso'). Penso mesmo que só se nota o seu dedo em dois pormenores: um é mais especifico - todos os flashbacks da 'tele-maratona da poliomielite’ são Egoyan puro; o outro é mais geral, mais difícil de descrever, tem algo a ver com o mergulhar nos lados mais inconfessáveis, mais obscuros dos seres humanos, que faz com que saiamos deste filme, como de todos de Egoyan, vagamente deprimidos.
Where the Truth Lies, Canadá/Grã-Bretanha/EUA, 2005 Realização: Atom Egoyan. Com: Kevin Bacon, Colin Firth, Alison Lohman, Sonja Bennett, Rachel Blanchard.

0 comments: