Recent Posts

30.1.06

Reis e Rainha



Durante grande parte das 2h30 deste filme estamos a ver dois filmes diferentes que se vão intercalando: um burlesco, kafkiano, sobre um homem, Ismael (grande papel de Mathieu Amalric), que é internado num hospital psiquiátrico sem saber porquê; o outro, dramático, frio, a la Bergman, sobre uma mulher, Nora, que enquanto assiste à morte do pai (grande personagem) vai revendo a sua vida.
O cinema de Desplechin é um cinema extremamente cerebral, em que se nota que tudo foi cuidado ao detalhe, com um lado teatral muito marcante, onde as emoções se tendem a perder. Aqui penso que falha em vários aspectos: nunca acreditei em Nora, a mulher que diz que amou três homens e matou dois deles - pareceu-me apenas uma mulher que não sabia bem o que queria, algo perdida, nunca a personagem bergmiana que o realizador pretendeu construir. Quanto a Ismael, segui com agrado a sua história, mas pareceu-me algo inconsequente, despropositada. Quanto ao elo de ligação entre estas duas personagens/histórias, confesso que também me pareceu pouco convincente, e para dizer a verdade, já nem me interessava muito. Na minha opinião, 'Reis e Rainha' não passa de um divertimento intelectual de Arnaud Desplechin, inteligente, de um virtuosismo e savoir-faire inegáveis, mas não mais do que isso.
Rois et reine, França, 2004. Realização: Arnaud Desplechin. Com: Emmanuelle Devos, Mathieu Amalric, Catherine Deneuve, Maurice Garrel, Nathalie Boutefeu, Jean-Paul Roussillon, Magalie Woch.

2 comments:

Ademar de Queiroz (Demas) said...

Esse filme parece ser uma unanimidade. Todo mundo fala bem. Pena não ter chegado por aqui ainda. Abraço.

Unknown said...

Pois , por aqui foi um grande successo de critica...