Recent Posts

2.10.06

Topmania



A liga dos blogues cinematográficos elegeu os 50 melhores filmes dos anos 60 . Recém-chegado à liga, com apenas meia dúzia de dias para pensar, optei por me abster desta votação (mas não falharei mais nenhuma!). Grosso modo a lista não foge muito ao meu gosto e penso que o primeiro lugar ficou muito bem entregue, não obstante o meu preferido ser o que ficou em oitavo. Eis o top ten:

1 2001: Uma Odisseia no Espaço (2001: A Space Odissey), Stanley Kubrick, 1968

2 Era Uma Vez no Oeste (C'era una Volta il West), Sergio Leone, 1968

3 Psico (Psycho), Alfred Hitchcock, 1960

4 Os Pássaros (The Birds), Alfred Hitchcock, 1963

5 Persona, Ingmar Bergman, 1966

6 O Anjo Exterminador (El Angel Exterminador), Luis Buñuel, 1960

7 Blow Up (Blow Up), Michelangelo Antonioni, 1966

8 O Homem Que Matou Liberty Valance (The Man Who Shot Liberty Valance), John Ford, 1962

9 Oito e Meio(Fellini 8½), Federico Fellini, 1963

10 O Desprezo (Le Mépris), Jean-Luc Godard, 1963

6 comments:

C. said...

Vi 9 da lista. Para mim, Persona e The Man Who Shot Liberty valance iam para o topo ;)

Unknown said...

pois...estas decisões não são nada fáceis...eu também gosto imenso do the birds.

Hugo said...

Fosse eu a votar e apareceria no top 10 um Persona ou um Sétimo selo, tal como Il Gattopardo ou um Rocco e i suoi fratelli. Mas a selecção está boa. Muito mesmo.

Hugo said...

Adenda: Bitter Victory do Nicholas Ray também seria um sério candidato. Só porque é melhor do que o Cinema como diria o Godard. Quando refiro o Persona é pra dizer que se aproximaria mais do n.º 1 :-)

Unknown said...

O Gattopardo e o Rocco e i suoi fratelli aparecem no top, em 20º e 27º. O Bitter Victory e o Sétimo Selo, grandes filmes, não são da década de 60 :) (segundo o IMDB são ambos de 1957)

Hugo said...

Já estava a tergiversar para um top generalista :-)