Recent Posts

28.7.08

O Cavaleiro das Trevas


Heath Ledger como Joker: o melhor do filme.

Sinceramente ultrapassa-me completamente o porquê de tanto barulho à cerca deste novo Batman. Como filme de acção, a maior parte do tempo achei-o - não encontro outra palavra - entediante. Como reflexão sobre ética e moral, mais concretamente sobre a possibilidade de agir correctamente num mundo em que já não há moral (atenção! 11 de Setembro! atenção!), como actualização da máxima Fordiana do 'quando a lenda ultrapassa a realidade imprima-se a lenda', pareceu-me medianíssimo.

É tudo fraco? Não, nada disso. Tem meia hora a dois terços do fim - em que se instala um caótico ambiente negro e desconfortável - bem boa. Tem uma estupenda interpretação de Heath Ledger, como toda a gente tem sublinhado. Mas pouco mais. Muita acção chapa cinco, muita gente angustiada, mas pouca substância e até, pareceu-me, pouca espectacularidade e zero originalidade por trás de todo o fogo-de-vista.

Acrescento que acho Nolan um bom realizador, que gostei de 'Memento', apesar do seu exibicionismo, que gostei de 'Insónia'. Mas este filme, peço desculpa, não me parece ser mais que um mediano Blockbuster com pretensões. Volto ao início: não percebo mesmo todo o hype à sua volta. Faz-me lembrar aquela história que João Bénard da Costa conta já não sei onde, que termina com a célebre frase do pacóvio: 'tanto barulho por causa de uma galinha!?'

The Dark Knight, 2008. Realização: Christopher Nolan. Com: Christian Bale, Heath Ledger, Aaron Eckhart, Michael Caine, Gary Oldman, Maggie Gyllenhaal, Morgan Freeman.

5 comments:

Anonymous said...

Olá. Pareceu-me um filme para fãs e para não fãs, aliás, bem na sequência do Batman Begins e sem descuidar os do Tim Burton (e as bds do tempo desses filmes) e outras coisas. Gostei ao ponto de o querer rever muito brevemente. Achei-o longo, mas não entediante, antes pelo contrário. Já o Zodiac me entediou um bocadinho e era longo a mais, com alguma semelhança, pareceu-me. Pareceu-me o suficiente para parecer mais que um blockbuster novel ou graphic "action movie". Quanto ao marketing à volta, já se sabia.

Unknown said...

Para mim, o Batman do Burton permanece imbatível. Mas nunca vi o anterior do Nolan.

O Tipo said...

Infelizmente ainda não o vi, mas é inevitável a comparação com os ambientes criados na BD (1ª série e The Dark Night Returns), que até agora só o Tim Burton conseguiu recriar e ampliar.

spring said...

Como blockbuster este filme cumpriu a sua missão, mas apenas isso, como será a sua visão daqui a 10 anos? Pessoalmente continuo a preferir o Batman de Tim Burton.
Cumprimentos cinéfilos.
Rui Luis Lima

Antonio Santos said...

Eu adoro os filmes do Burton e lamentei bastante o que foi feito em Batman Begins. Mas O Cavaleiro das Trevas me rendeu direitinho (é que desta vez a galinha usava maquiagem borrada. rs).

Abraço
http://expressoesporcas.blosgpot.com