Recent Posts

19.8.08

O meu irmão é filho único



'O meu irmão é filho único' (um grande título, já agora) foi realizado por Daniele Luchetti, actor de Moretti em 'Palombella Rossa' e co-escrito pelo realizador e por Sandro Petraglia e Stefano Rulli, argumentistas de 'A melhor juventude'.

E é inevitável não associarmos os dois filmes. Também aqui temos um retrato de uma geração italiana do pós guerra, traçado através do percurso de dois irmãos muito diferentes: um, mulherengo e algo leviano, comunista, que envereda por caminhos perigosos; e o outro sério e revoltado (fazendo lembrar algumas personagens de...Moretti!), que passa pelo seminário e pelo fascismo antes de se desiludir da política (mas não das actividades cívicas).

Não é só por ter menos de um terço da duração que 'O meu irmão...' parece uma versão ligeira de 'A melhor juventude': falta-lhe a densidade trágica deste último. É mais um esboço de uma época que um fresco geracional. Não obstante 'A melhor juventude' ter sido originalmente feito para a televisão, é 'O meu irmão...' que tem a leveza das séries de TV.

Fica, assim, claramente aquém do seu 'modelo'. Mas também será esse o seu principal defeito porque, comparações à parte, fica um bom filme, que se vê com agrado e simpatia, ideal para desenjoar dos blockbusters de Verão.
Mio fratello è figlio unico, Itália, 2007. Realização: Daniele Luchetti. Com: Elio Germano, Riccardo Scamarcio, Angela Finocchiaro, Massimo Popolizio, Alba Rohrwacher, Luca Zingaretti, Anna Bonaiuto.

2 comments:

Ana said...

Isso mesmo, um filme que se vê com agrado e simpatia.

O Puto said...

Eu gostei bastante e larguei umas boas gargalhadas. Um bom filme para ver nesta época tola.