1. Climas, de Nuri Bilge Ceylan - Como resumiu exemplarmente um crítico dos Cahiers du Cinéma: "Something I had never seen before: Antonioni through the prism of HD video".
2. Pecados íntimos, de Todd Field - O melhor filme americano do ano e a confirmação de um novo grande cineasta.
3. Death Proof, de Quentin Tarantino - Tarantino força a corda e expande o seu próprio universo ao ponto de este quase rebentar. E a partir de agora?
4. Paranoid Park, de Gus Van Sant - Outro realizador que segue imperturbavelmente o seu pessoalíssimo caminho. E a partir de agora?
5. Promessas perigosas, de David Cronemberg - Segundo capítulo da História da violência segundo D.C., depois da obra-prima inicial. Ficará por aqui?
6. Zodíaco, de David Fincher - Este asfixiante retrato de uma obsessão, que é também um inquietante relatório dos burocráticos processos judiciais, é o melhor filme de Fincher até hoje.
7. O bom pastor, de Robert de Niro - Matt Damon atravessando como um fantasma este original fresco sobre a criação da CIA, fica como uma das composições mais marcantes do ano. E 'O bom pastor' fica como o mais subestimado título de 2007.
8. 12:08 A Este de Bucareste, de Corneliu Porumboiu - Tomando como pretexto a libertação do bloco comunista, eis um retrato impiedoso da condição humana. Tudo isto com um sentido de humor à prova de bala. Viva a Nova Vaga Romena!
9. O Caimão, de Nanni Moretti - Chegou cá tarde e foi algo mal-amado, mas é um Moretti de primeira apanha. Enough said!
10. Luzes no crepúsculo, de Aki Kaurismäki - Um cinema em vias de extinção, melancólico, minimal, com um humor desesperado. Quem o irá continuar depois de Jarmush e Kaurismäki?
6 comments:
Não consegui apanhar o Climas no cinema... isso já anda disponível em clubes de vídeo?
Que eu saiba não...:(
Gostei da tua selecção. Só acho o Little Children um bocado mais fraco, bem pior de certeza do que outros filmes de 2007 - como Control, por exemplo. De resto, d'accord.
(outracritica.blogspot.com)
concordo com a generalidade da lista. mas agora com o caimão....
Só para avisar que 'Climas' já está disponível por cá, cortesia da Atalanta, (infelizmente) numa edição desprovida de extras de relevo.
Ok, uma boa noticia, ainda assim.
Post a Comment